"Para muitos cristãos, a Bíblia é como licença de software: eles não lêem, mas clicam em 'Concordo' no final".
(@almightygod)

domingo, 21 de novembro de 2010

Photo Style: Brassai (Gyula Haláz)

 
    Gyula Haláz nasceu em 1899 em Brasso, Hungria (Transilvânia), de onde ganhou o apelido "Brassai".  Filho de um professor de literatura francesa, sente-se influenciado por ele em Paris.







Chega à fotografia como autodidata, começa estudando belas artes em Budapeste (1918-1919) e Berlim (1920-1922) e muito cedo frequenta os círculos formados em torno de Lázló Moholy-Nagy, Vasili Kandinski e Oscar Kokoschka.







Em 1924 mudou-se para Paris como jornalista e em 1925 estabeleceu relações com Eugéne Atget, quem se converteria mais tarde numa referência constante. Primeiramente trabalha como jornalista, solicitando fotografias para acompanhar seus artigos a fotógrafos como André Kertész. Até 1930 não se decide a realizar suas próprias fotografias.   





 Foi íntimo amigo de Picasso, do que publicou numerosas fotografias suas enquanto trabalhava. Sua obra foi publicada na revista MINOTAURE.
Fez-se famoso por suas imagens de Paris. Em seus inícios sua carreira era a de um modesto repórter gráfico que se fez mais conhecido ao publicar cenas da vida noturna parisiense, "Paris de nuit", em 1933.







Alguns de seus trabalhos mais populares retratavam os cafés multi-ordinários em Paris. Entre 1936 e 1963, Brassai exerceu como fotógrafo no Harpers Bazaar. Faleceu em 1984. 

 

Nenhum comentário: